Reflexões

Reflexão sobre o texto: Um episodio na vida de Joãozinho da Maré

     
O professor deve ser capacitado para poder construir o conhecimento sobre a informática com o aluno. Deve estar preparado para possíveis questionamentos feitos pelos discentes e quando não for possível responder no momento, buscar através de pesquisas respostas para solucionar a duvida.
      O docente pode abordar temas que envolva o cotidiano das crianças para facilitar a aprendizagem com o computador.
      É necessário a compreensão do professor sobre a experiência do aluno. Muitos deles vão na lan house para o lazer não tendo conhecimento s de uma educação voltada para a informática.
      O grupo acha interessante o projeto UCA, pois irá trazer a inclusão digital, mas não basta oferecer um computador por aluno, é preciso subsídios para que as escolas estejam preparadas para desenvolver o projeto.
      É importante um planejamento em sala de aula, mas o professor não deve ficar restrito somente a isso, ele deve extrapolar interagindo com os alunos, mantendo uma relação horizontal.
      O professor deve ter humildade para entender que muitos dos seus alunos possuem um conhecimento elevado sobre a informática pois estamos na era digital. Pode acontecer de um aluno de um aluno dominar uma novidade na internet que o professor desconheça, é o momento de socializar o conhecimento.

CANIATO. Rodolpho. Ato de fé ou conquista do conhecimento. Um episodio na vida de Joãozinho da Maré. Ano.6, número 2. abril/junho de 1983.


     
            
A Educação na Era Digital

      
      O uso das tecnologias em sala de aula, a forma como tem sido usada, a capacitação dos professores para se fazer uso dessa tecnologia de forma produtiva no processo educativo e também a necessidade efetiva desses recursos para a faixa etária de 0 a 6 anos.
      Os jogos digitais vistos pelos pais como inimigos do dever de casa, estão sendo utilizados com sucesso na sala de aula de escolas das redes públicas e particulares. O computador é uma ferramenta de interação entre o aluno e o conhecimento, a utilização de jogos digitais vem se tornando uma tendência natural da evolução da educação. A educação tem caminhado junto com a tecnologia, o computador não veio para substituir o quadro negro, mas completar o trabalho.
       Para Valdemar Setzer o uso da tecnologia na Educação Infantil prejudica o desenvolvimento saudavel da criança, o uso de computadores estaria causando problemas como: lesões, cansaço nos olhos, tensão, obesidade e isolamento social. A idade ideal de começar a fazer o uso de computadores de 14 anos.
      Os professores não estão capacitados para trabalhar com computadores dentro de sala de aula visando o desenvolvimento educacional do aluno. As escolas particulares geralmente visam um mercado capitalista, reforçam um modelo social onde apenas as classes mais privilegiadas tem acesso efetivo aos computadores e realmente aprendem fazendo. É necessário implantar laboratórios de informática nas escolas, fazer uma nova leitura do processo de comunicação e de educação numa sociedade: um amplo debate que deve ser realizado para perceber essas diferenças, compreender o novo e não apenas aplicar recursos multimídia na educação.

GALLO, Simone Andrea D' Avilla. Educaçao de crianças de 0 a 6 anos. Informatica na Educaçao Infantil: Tesouro ou Ouro de tolo? Unesp- Marilia. FAPESP. p. 1-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário