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O USO DOS RECURSOS INFORMACIONAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

     Ensinar e aprender exige hoje muito mais flexibilidade espaço temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. Umas das dificuldades atuais são conciliar a extensão da informação, a variedade das fontes de acesso, com o aprofundamento de sua compreensão, em espaços menos rígidos. Temos informações demais e dificuldades de escolher quais são significativas para nós e em conseguir integrá-las dentro de nossas mentes e de nossas vidas.
     O conhecimento se dá fundamentalmente através do processo de interação, de comunicação. A informação é o primeiro passo para conhecer. Conhecer é relacionar, interagir, contextualizar, fazer nosso o que vem de fora. E para que o professor possa de maneira melhor aumentar o conhecimento de seus alunos é necessário equilibrar planejamento e criatividade, assim como também buscar o novo.

Computador e Internet

imagens:http://wp31.wordpress.com/2010/02/11/como-funciona-a-internet/     
    
     Vivemos numa era informatizada, e o professor pode fazer uso dos recursos oferecidos em sala de aula. A internet, por exemplo, é um recurso que facilita a motivação dos alunos, pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. Essa motivação aumenta se o professor cria um clima de confiança e de abertura com os alunos, que serão capazes de desenvolver a aprendizagem cooperativa, a pesquisa em grupo e a troca de resultados, além da adaptação a ritmos diferentes, a flexibilidade mental e principalmente a novas formas de comunicação, principalmente escrita.
     Outros resultados alcançados com o uso da internet são: a riqueza de interações que surgem, com os contatos virtuais, as amizades, as trocas constantes com colegas, tanto por parte de professores como também de alunos.
     O computador é um excelente auxiliar na construção do conhecimento, em todas as fases da aprendizagem. Ele é útil desde a educação infantil, quando crianças são alfabetizadas através dele, e com vantagens.
     A criança vai, aos poucos, manuseando o computador, explorando-o, conseguindo demonstrar que sabem e que são capazes de produzir. Diante do computador, a criança tem liberdade para criar, inventar palavras, histórias, desenhos, emocionar-se, estimular-se. As informações são colocadas de maneira clara, objetiva, lógica, favorece a exploração espontânea e a autonomia na aprendizagem. Ele pede reflexão, atenção, definição do que se quer fazer. A criança aprende a se organizar e passar informações ordenadas, digitando corretamente.
     É responsabilidade, pois, da escola infantil educar para os valores morais, assim como para a leitura, a escrita, a comunicação, habilidades que devem ser iniciadas desde cedo, durante a infância. Entre seus métodos de ensino, a inserção do computador não é mais escolha e, sim, necessidade. A criança fica em dia com as inovações da época. Enquanto brinca, enquanto aprende a lidar com o computador, alfabetizando-se, se conduzida com carinho, com diálogo, com a devida orientação pedagógica, ela vai se modulando, pouco a pouco, tornando-se um adulto responsável, altruísta, solidário com os demais seres humanos.
     Porém ainda é possível encontrar resistência ao uso do computador por parte dos alunos, que não aceitam as mudanças na forma de ensinar e aprender. Estão acostumados a receber tudo pronto do professor e esperam que ele continue dando aulas onde o professor fala e os alunos só ouvem. Alguns professores também criticam essa nova forma d ensinar, pois parece estar brincando de dar aula.
     Segundo Setzer , o uso excessivo e inadequado da internet também pode causar problemas para o aluno. Esse uso excessivo pode causar problemas como obesidade, tensão, problemas nos olhos e isolamento social e a idade ideal para se começar a fazer uso de computadores seria a partir dos 14 anos.

Televisão

     Ao chegar à escola, a criança já passou por processos de educação importantes: pelo familiar e pela mídia eletrônica, principalmente a televisão. A eficácia da televisão deve –se a capacidade de articulação , linguagem e combinação de cores, escrita, linguagens, escrita , fala e musicas diferentes. Desta maneira o papel da escola é garantir uma formação para que a criança se torne indivíduos críticos, autônomos capazes de formular idéias e opiniões próprias, num trabalho em conjunto com a televisão e não permitir que ela venha a ditar regras e normas para seu modo de viver.


imagem:http://www.glauberdestro.blogspot.com/

A integração entre televisão e vídeo

     O momento de vídeo para os alunos geralmente é entendido como um momento de descanso das aulas. É preciso que o professor aproveite esse momento para atrair o aluno para assuntos que irá trabalhar, sempre estabelecendo pontes entre o vídeo e as dinâmicas da sala de aula. Pode-se começar com vídeos mais simples e em seguida vídeos mais complexos ligados a sensibilidade dos alunos.
 
imagem:www.olx.com.br

Música

     A música está presente em todas as culturas nas mais diversas situações. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga, era considerada fundamental para a formação dos futuros cidadãos. É necessário que o professor desenvolva a música em vários momentos do dia, porém não de forma rotineira e automática. Devemos dar à criança oportunidade de viver a música, apreciando, cantando e criando som.
     Sabe-se que a música na Educação infantil tem-se restringido a momentos de recreação, festas comemorativas, não havendo muitas vezes um objetivo maior relacionado ao desenvolvimento da criança. Dessa forma, é necessário reconhecer a música como uma linguagem, parte integrante na formação integral da criança. Portanto, ensinar a descobrir o mundo dos sons, fazendo pesquisa de rítimos, melodia, harmonia é um grande prazer e aprendizado para as crianças.
     Com isso, buscando esse trabalho com música na educação infantil o professor ajudará (às crianças) em seu desenvolvimento, no seu fazer musical ajudando-a inicialmente a quebrar o preconceito de que não sabe cantar ou não tem rítimo.
     Portanto, a mediação do professor deve ser essencial, pois este como formador de conhecimento deve quebrar esses preconceitos de que “algumas crianças tem rítimo e jeito para cantar e outras não tem” ajudando-as no conhecimento e aprimoramento da linguagem musical. Portanto, ensinar música é garantir à criança a compreensão de que ela canta porque identifica os sons do seu ambiente, que bate o rítimo na pulsação porque internalizou essa pulsação, proporcionado-a segurança e confiança do ato de se expressar através da linguagem musical.
Realizar esse tipo de trabalho ajuda a melhorar a sensibilidade das crianças, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de alfabetização e ao raciocínio matemático. "A música estimula áreas do cérebro não desenvolvidas por outras linguagens, como a escrita e a oral."
     Atualmente, o professor tem um grande leque de opções metodológicas, de possibilidades de organizar seu trabalho fazendo uso de recursos informacionais. É importante diversificar as formas de dar aula, de realizar atividades e de avaliar buscando a melhor maneira de integrá-los, porém é importante que ele aprenda a dominar esses recursos para ajudar os alunos a obterem um bom aprendizado.


MORAN, José Manuel. MASETTO, Marcos T. BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediaçao pedagógica. Campinas SP. Papirus, 2000.

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